Leia Mulheres – Projeto Literário

Hey pessoas!!

Hoje estou aqui pra contar pra vocês sobre uma coisinha que vi no blog e no canal do YouTube da Michelle Borges, La vie en rose. Ela vai iniciar um Projeto Literário que tem como objetivo ler mais obras de autoria feminina, e nome dele é Leia Mulheres.

Esse projeito foi criado pela  Joana Walsh, com o nome Read Women 2014. Ela queria fazer do ano de 2014, um ano para se pensar e discutir a questão de gênero na literatura, prestigiando o trabalho de escritoras e promovendo o equilíbrio e a diversidade neste sentido.

Nem é preciso dizer que a desigualdade dos sexos AINDA é um problema dentro da nossa sociedade, mesmo com as mulheres já terem conquistado tantas coisas, ainda há alguns pontos a serem melhorados. Então, lendo o post da Michelle eu notei que podemos ajudar a melhorar isso reconhecendo os trabalhos de autoras do mundo todo, ai,  mesmo antes de terminar de ler sobre o assunto já tinha descido que queria fazer parte desse projeto.

wpid-wp-1426516286469.jpeg

E depois saber do projeto e talz, decidi fazer duas pesquisas, a primeira foi com as minhas leituras, peguei todos os livros que já li e contei quantos autores homens e mulher li, e quantos livros lidos de cada sexo, e o resultado foi que: eu já li 18 autores homens, e 15 mulheres, mas a quantidade de cada um é de, 37 livros de homens e 45 de mulheres, então eu acho que estou equilibrada, e fiquei muito feliz.

A segunda pesquisa que fiz foi mais elaborada, pedi para pessoas me citarem alguns dos autores que mais gostam, ou mais leem, pra eu ter uma ideia se elas liam mais autores ou autoras. Bom, obtive respostas de vinte pessoas e os resultados foram bem imprecionantes pra mim. Foram citados 25 autores e 23 autoras, mas a quantidade relacionada ao numero de vezes que os nomes apareceram foi de 40 homens e 48 mulheres, o que eu também achei bem equilibrado. O autores mais citados foram, Rick Riordan e J.K. Rowlling em primeiro lugar, ambos com 8 “votos”, em segundo ficou a Veronica Roth, com 7, e terceiro a Suzanne Collins com 5.

wpid-wp-1426516307707.jpeg

Mesmo vendo que as leituras estão bem equilibradas, eu ainda quero fazer parte desse projeto, maaas obviamente não vou deixar de ler autores homens, o intuito do Projeto é promover as autoras, dar-lhes um pouco mais de destaque, e não excluir os autores homens. Precisamos ler obras de ambos.

A Michelle já vai começar a realizar as leituras e já separou diversos livros na estante dela, alguns deles são da Jane Austen e da Agatha Christie.  Vou deixar aqui em baixo o link do blog dela e também o video que ela postou, assim vocês podem entender melhor sobre o Projeto e também ver o ponto de vista dela.

link do blog: http://michasborges.blogspot.com.br/2015/03/projeto-literario-leia-mulheres.html

Eu não vou começar o projeto imediatamente, porque não estou com tantos livros assim pra ler, e to sem dinheiro para comprar mais. (#chateada)

Mas assim que eu tiver oportunidade de comprar mais livros, podem ter certeza que vou comprar obras da Sarah Dessen (autora que nunca tive contato, mas que estou louca para conhecer o trabalho dela, e pouca gente a conhece também), a Meg Cabot ( já li dois livros dela e simplesmente amei ), e a Rainbow Rowell ( que tá fazendo sucesso no momento, com os livros “Anexos”, “Fangirl”, e principalmente “Eleanor & Park” ).

Espero que mais pessoas estejam dispostas a entrar nesse Projeto também, achei a idéia super bacana e vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s